Cada vez mais as pessoas buscam vender produtos pela internet, o proprietário pode se beneficiar ao permitir que pessoas de outros lugares do país comprem os produtos, indo além da cidade onde atua, e aumentar a fonte de faturamento, mas veja 5 fatores essenciais que são desconsiderados para muitos donos de e-commerce.
1.Nome
O primeiro passo para ter uma loja online é criar um nome e domínio que seja criativo, fácil e claro. Quanto mais facilmente a pessoa digita o nome da loja, e quanto mais óbvio o nome dela seja em relação ao que ela vende, melhor serão os resultados (alerta para nomes confusos ou em inglês, por exemplo). Se o nome já existe e não tem como mudar, é possível criar um domínio que deixe mais claro o que se vende, ou desenvolver estratégias para que o site seja encontrado mais facilmente nas buscas.
2. Anúncios
Independentemente do faturamento do negócio, é necessário anunciar para alcançar mais público. Embora o Google, Facebook e outras plataformas permitam maior controle dos gastos em anúncios, é uma ilusão pensar que as vendas vão ocorrer de forma totalmente orgânica. Geralmente, as empresas devem investir de 15% a 30% do faturamento em marketing digital, ou seja, estratégias de SEO, anúncios, blog com conteúdo interessante ao público-alvo, entre outros.
3. Ambiente
Em uma loja do shopping, a tendência é comprar mais quando o ambiente é bom e o atendimento é eficiente. No ambiente online acontece a mesma coisa. Além de investir em SEO, com as palavras-chave relacionadas ao seu produto, é preciso que o site tenha um visual agradável e fácil de navegar. Poucas pessoas têm paciência para esperar por sites lentos ou procurar funcionalidades escondidas. Um bom e-commerce precisa dar preferência para a experiência do usuário.
4. Analytics
É possível configurar a ferramenta Google Analytics para monitorar dados importantes do e-commerce. É crucial que seja possível analisar os números das compras realizadas, transações e receitas. Existe uma maneira de inserir um código na página final do processo de compra, que deve ser colocado depois na seção de “E-commerce” disponível na ferramenta do Google. Com uma configuração assim, que deve ser feita após estudar a ferramenta, ou por profissionais capacitados, vai ser possível mensurar o número de compras, analisar os produtos mais vendidos e as palavras-chave de entrada para cada produto vendido, além de outros dados que vão ajudar no planejamento dos próximos produtos e no conteúdo da loja.
5. Concorrência
É preciso prestar muita atenção na concorrência. Além de sites que vendem os mesmos produtos, também é possível que haja um site oficial da marca. Isso depende muito do tipo de produto do e-commerce, mas um vendedor de perfumes importados pode não conseguir vender online porque é possível comprar por meio da loja oficial, mesmo que ela seja internacional. Portanto, quanto mais único for o produto, melhor será para a loja. Além disso, acompanhar os preços nos concorrentes não se torna só diferencial, mas essencial!
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