5 dicas para aumentar a confiança do consumidor em seu e-commerce

Acostumado a comprar em lojas físicas, o consumidor ainda tem um certo preconceito com as lojas virtuais, por achar que este ambiente não é 100% seguro para efetuar a compra, bem como enviar os dados dos cartões e endereço. Além disso, nas lojas físicas o consumidor tem a experiência de compra de “sentir” o produto, o que não é possível no mundo virtual.

Diante deste fato, selecionamos cinco dicas que podem ajudar o e-commerce a estabelecer uma relação virtual mais segura do ponto de vista do seu consumidor:

Descreva seu produto com clareza
O design de sua loja precisa privilegiar o produto. Disponibilize uma galeria de fotos para cada um dos itens, possibilitando que o consumidor tenha uma visão de todos os ângulos e uma boa noção da proporção em relação a outros elementos. Uma descrição bem apurada também é essencial, a descrição deve contemplar sempre os aspectos físicos e utilitários do produto. Quanto mais bem descrita for a mercadoria vendida online, menores serão as dúvidas do consumidor.

Deixe bem claras as políticas comerciais
Quando um consumidor adquire um produto de um e-commerce, ele precisa saber qual é a garantia, como fazer caso a mercadoria tenha algum defeito e se é possível trocá-la ou devolvê-la. Resumindo, é necessário oferecer informações que substituam toda aquela conversa que temos com o vendedor antes de fechar o negócio em uma loja convencional. Estes dados devem estar disponíveis e de fácil acesso ao consumidor antes que ele finalize a compra.

Coloque seu cliente a par do processo de compra
Mantenha seus clientes atualizados sobre os passos da compra: fechamento do pedido, emissão de nota e envio do produto com número para rastreamento. Envie um e-mail esclarecendo o andamento do processo e outro quando o produto for entregue. No conteúdo da mensagem é importante constar que você espera que a compra atenda às necessidades do cliente, reafirmando que a loja continua à disposição para futuras compras.

Dê evidência as opiniões dos seus clientes
Disponibilize nos lugares privilegiados da sua loja virtual as avaliações positivas ou negativas, além de comentários dos clientes, incentivando a troca de informações entre as pessoas que já utilizaram os serviços da loja. Opiniões de clientes que passaram pela experiência da compra são ferramentas poderosas para despertar confiança dos novos consumidores que estão em dúvida no momento da compra. Estimule seus clientes a contar suas experiências e valide seu e-commerce por meio do boca-a-boca virtual!

Aprenda sempre mais sobre seus clientes
Por que uma pessoa escolheu sua loja? Parece uma pergunta simples, mas ela é a chave para melhorar a experiência de compra dos seus usuários.

 Ouvir a opinião de quem efetivamente comprou na sua loja, dará os insights necessários para otimizar a experiência de compra.

 Então engaje-se para conhecer a fundo seu cliente. Afinal, se as lojas tratarem todos os consumidores da mesma forma, tenha certeza que os estes também irão tratar todas as lojas da mesma maneira.

Como você já sabe, a confiança do consumidor é condição essencial para o sucesso do seu e-commerce. Não se descuide e procure sempre melhorar a relação com aqueles que garantem o futuro do seu negócio!

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