O número médio de sites de venda online só no Brasil é de 930 mil. São diversos os motivos para realizar a compra em um e-commerce, como praticidade, preço e rapidez. Por isso, 74% dos consumidores preferem o mercado virtual. No entanto, seu e-commerce deve se destacar dos outros. Você deve se questionar a razão pela qual o consumidor escolheria a sua loja.
Depois que o cliente se adapta e gosta do produto, ele voltará mais vezes a comprar no seu e-commerce. Mas, para isso acontecer, é necessário implantar estratégias e oferecer vantagens agressivas para encantar o público.
A internet disponibiliza espaço para ser criativo e essa originalidade pode ser usada para estimular a compra. No entanto, ainda existem resistências no mundo online e é fundamental que a sua loja desmistifique alguns requisitos que impedem a venda. Na primeira compra, a objeção é ainda maior. Fatores como segurança do pagamento e tempo de entrega interferem nessa confiança.
E, para captar o consumidor da melhor forma, é possível aplicar algumas políticas de incentivo atrativas. Os gatilhos mentais podem impulsionar um consumidor que tem dúvidas e estimular a compra por impulso. Assim, separei algumas estratégias que com certeza vão incentivar a compra do seu e-commerce.
Cupom de desconto na primeira compra
Até fidelizar o cliente existem algumas etapas que geram confiança na sua loja. Disponibilizar cupons de desconto pode ser um incentivo muito bom para começar a relação de compra e venda. Esse desconto faz com que o consumidor se encante quando vê que pode pagar mais barato em um produto.
Chame atenção para a escassez do produto
Veja a possibilidade da sua plataforma avisar quando um produto estiver acabando no estoque. O consumidor adora avisos como “últimas unidades, aproveite!”, e são ótimas maneiras de chamar atenção para o produto. A informação também pode ser divulgada por meio de e-mail marketing aos que inseriram o produto no carrinho e não prosseguiram com a compra.
Invista em promoções
Descontos fazem com que os olhos das pessoas brilhem! A pesquisa da SPC (Serviço de Proteção ao Crédito Brasil) com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) revelou que 59,1% das pessoas entrevistadas compram por promoções na internet. Portanto, planejar promoções como “pague 2 e leve 3” vai estimular a compra de um número maior de peças. Descontos progressivos e ativação de cronômetros para a promoção também são boas opções para pressionar o consumidor que está em dúvida.
Disponibilize frete grátis a partir de um valor mínimo
Segundo pesquisa do Reclame aqui, 64% dos consumidores desistem da compra em razão do alto valor do frete. Ao estipular um valor mínimo, o cliente é impulsionado a comprar em maior volume para aproveitar o benefício.
Aproveite as datas comemorativas
Para comprar ou presentear, datas especiais já têm lugar reservado na carteira do consumidor. Portanto, investir em divulgação e promoções nessas épocas pode atrair um grande número de clientes.
Usufrua de gatilhos mentais e estratégias de precificação
Comparar os preços como “de R$ 54,90 por R$ 49,90” dá ao consumidor uma referência de preço e incita a compra por achar que está pagando um valor menor do que o comum.