No e-commerce um fator importante para a decisão da compra é o próprio processo de compra no site, uma compra online pode ter tantas etapas que o cliente pode desanimar. E, ao contrário do mundo físico, em que as pessoas caminham até a próxima loja, na internet basta fechar a janela de um e-commerce e partir para o próximo.
O ideal é que o empreendedor torne o processo de compra no seu site o mais fácil possível e ofereça um frete com bom custo-benefício também. Muitas vezes, acontece o oposto disto e o dono da loja virtual coloca obstáculos ainda maiores na frente de seus consumidores. Confira quais são os erros fatais para quem tem um comércio eletrônico:
1. Peça somente as informações necessárias
As pessoas odeiam preencher formulários. No entanto, os empreendedores precisam de algumas informações para contatar os clientes, caso necessário. Para não desestimular seus clientes, peça apenas as informações essenciais para concretizar o negócio: nome completo, CPF, e-mail, telefone e endereço. Nada mais.
2. Cogite não exigir cadastros
Você pode também eliminar a obrigatoriedade de um cadastro. Permita que a compra seja feita sem a criação de logins e senhas. O cadastro é uma das etapas que podem ser “cortadas”. Porém, ao fazê-lo, o cliente só poderá rastrear seu pedido ao acessar o setor de atendimento do e-commerce, o que pode ser trabalhoso para ele e gerar alguma insatisfação posteriormente.
3. Valorize sua reputação online
É comum que clientes façam pesquisas sobre os e-commerce em que pretendem comprar. E que, ao ver que a reputação da loja é ruim, eles desistam da compra. No Brasil, sites como o Reclame Aqui mostram a reputação de uma empresa com base nas respostas às reclamações de consumidores e no porcentual de resolução de problemas. Não subestime este tipo de site.
4. Mostre claramente o valor do frete
Ninguém gosta de ser surpreendido com custos adicionais. Por isso, deixe claro, o mais cedo possível, qual é o valor da entrega do produto. Adicione simuladores de preços de frete nas páginas de todos os produtos e, antes da confirmação da compra, mostre o preço final do produto incluindo a taxa de entrega.