Nem só de compras únicas se faz um e-commerce, para o sucesso de uma loja virtual é mais vantajoso apostar na recompra do que demandar esforços e tempo para conquistar novos. Mesmo porque levantamentos apontam que conquistar novos clientes custa de cinco a 12 vezes mais do que manter os que já se tem.
Mas como fazer meu consumidor comprar mais? Primeiramente é preciso realizar um trabalho de monitoramento, é necessário compreender como esse consumidor se comporta dentro da sua loja: crie um formulário virtual e dê algo em troca para incentivá-los a responder, como um cupom ou um código de desconto. Depois disso, é hora de traçar as ações que pretendem incentivar a recompra. Essas ações, em sua maioria, podem ser desenvolvidas por meio de estratégias de relacionamento.
Dispare e-mails
Uma ideia é usar os e-mail transacionais para comunicar-se com o cliente usando ofertas personalizadas. Por exemplo, se na pesquisa você identificou um grupo de clientes que, no último ano realizou sete compras, sendo cinco ofertas da categoria x, volte a oferecer produtos desta categoria com desconto.
Envie cupons
Aposte no poder dos cupons e dos códigos de desconto, seja de porcentagem ou de valor fixo – que costumam ter poder de fogo ligeiramente maior, já que trabalham a quantidade bruta e dão ao cliente a sensação de estar perdendo de dinheiro caso não aproveite a promoção.
Tenha foco
Aposte nas landing pages, páginas desenvolvidas especialmente para um fim ou público. Incremente-as, use um layout diferente, invista em fotos mais chamativas, invista também nos vídeos para fazer a descrição dos produtos e divulgue-as especificamente para os clientes mais fieis, dando descontos especiais, além de vantagens como frete grátis ou brindes.
Dê atenção
Monitore o dia do aniversário de seus consumidores e use isso a seu favor. Uma e duas semanas antes envie um e-mail transacional lembrando da data e oferecendo um desconto especial ou um brinde de aniversário. Além, é claro, de no dia do aniversário enviar um e-mail felicitando-o pela data, ainda que ele não tenha feito nenhuma compra.
Personalize
Faça com que seus consumidores sintam-se especiais, faça com que vejam a preocupação da sua loja com sua satisfação. Oferece um atendimento próximo, dedicado, atencioso. Capriche nas embalagens, envie bilhetes de agradecimento. Todas essas alternativas humanizam a experiência de compra e fazem com que os clientes sintam-se mais próximos da sua empresa.