Pesquisa divulgada aponta que o número de lojas virtuais no brasil cresceu 21,5% últimos 12 meses encerrados em fevereiro. A BigData Corp., empresa especializada em captação de grande quantidade de informações, foi responsável pela pesquisa em parceria com o PayPal. A companhia visitou mais de 10,5 milhões de sites no País, processando cerca de 4,5 petabytes de informação.
De acordo com o estudo “Perfil do E-commerce Brasileiro”, os sites de comércio eletrônico, que representavam 2,65% do total dos domínios brasileiros no ano passado, agora respondem por 3,54% do universo pesquisado. Outro dado que corrobora essa explícita migração de estabelecimentos para o ambiente online é a diminuição do número de lojas online que também possuem lojas físicas: em 2015 eram 14,53% e hoje, são 13,46%, ainda de acordo com a BigData Corp.
Outra informação apurada pela pesquisa é a capacidade dessas lojas virtuais em se comunicarem com dispositivos móveis, como smartphones e tablets. De acordo com a BigData Corp., Do total apurado pela pesquisa, cerca de 16% são responsivos aos dispositivos móveis. “Esse ainda é um número pequeno e mostra que o investimento em mobile não acompanhou o crescimento do comércio eletrônico”, afirma Thoran Rodrigues, CEO da BigData Corp.
Os dados apresentados pela pesquisa da BigData Corp. e do PayPal corroboram as informações de mercado apuradas pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). De acordo com a entidade, o setor cresceu 22% em 2015 em relação ao ano anterior, movimentando R$ 48,1 bilhões. A expectativa para este ano, segundo a associação, é de um avanço de 18%.
Os dados da pesquisa também reforçam a necessidade de aumentar os investimentos no mobile commerce, de acordo com especialistas. Segundo levantamento Ipsos/PayPal, realizada no final do ano passado, 13% do total gasto online no mundo inteiro se deu via smartphone em 2015.