O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, entrou para o calendário do e-commerce brasileiro em 2014 e, apesar de ainda estar se consolidando entre os compradores online, tem potencial para crescer. É o que mostra uma pesquisa do Mercado Pago: segundo o estudo, feito com 1,5 mil pessoas, 78% dos entrevistados não sabiam da data, mas, depois de tomarem conhecimento, 86% disseram que pretendem, sim, aproveitar o período para ir às compras.
Uma oportunidade para os varejistas que já apostam em momentos de peso como Dia das Mães e Black Friday investirem em uma nova data para aumentar as vendas e conquistar novos clientes.
De acordo com o estudo, os consumidores querem estar informados sobre as promoções. Para eles, o meio de maior credibilidade para isso é o e-mail, com 37% das preferência. Em seguida, ficaram as redes sociais (36%).
Quanto à campanha, o levantamento confirmou o que muitas lojas e-commerce já temiam: consumidores querem frete grátis (opção escolhida por 76% dos participantes) e descontos agressivos, de até 50% (item destacado por 61% dos compradores).
Nas intenções de compra, produtos de informática saem na frente (38%), seguidos por ferramentas (23%) e acessórios automotivos (20%). Já na hora de pagar, 47% das pessoas preferem parcelar, sem juros, no cartão de crédito e apenas 28% optaram pelo boleto bancário.