Planejamento de vendas é importantíssimo para qualquer empresa, principalmente para o e-commerce, que sempre busca se aproveitar de ocasiões especiais, e datas com apelo emocional para alavancar o faturamento. E saber com antecedência quais são as datas que irão bombar, seja para um nicho específico ou em geral, é fator crítico de sucesso. Agindo antes, as possibilidades de conseguir sucesso são maiores. Se você não está antenado em todas as datas, vamos resumir os principais eventos para o e-commerce do primeiro semestre a seguir.
Janeiro de 2019 já passou, e tivemos diversas promoções de Saldão em grandes lojas, promoções de Volta às Aulas e também algumas datas que puderam ser aproveitadas por várias lojas virtuais, como o Dia da Confraternização Universal (01), Dia do Leitor (07), Dia do Carteiro (25), Dia da Gula (26) e Dia da Saudade (30). Quem não aproveitou estrategicamente essas datas agora, em 2020 deve ficar mais atento e montar promoções e ofertas para turbinar as vendas do e-commerce.
Felizmente ainda teremos muitas oportunidades nos próximos meses. Os apelos das principais datas a seguir são relevantes principalmente para compra de presentes, apesar de ter algumas datas importantes específicas para promoções em geral (sendo algumas específicas do e-commerce). Vamos detalhar a seguir um pouco mais sobre as principais datas de vendas, e como as lojas online podem se beneficiar desse movimento para melhorar os resultados.
Fevereiro de 2019
10 de fevereiro: Dia do atleta profissional
Data que faz uma justa homenagem para quem faz desse tipo de atividade a sua profissão. Todos sabem o quanto é difícil conseguir sucesso nessa carreira esportiva, e todo apoio e estímulo é válido para esses heróis. A data é propícia para promoções de lojas de artigos esportivos.
14 de fevereiro: Valentine’s Day
Traduzindo, Dia de São Valentim, que é comemorado nos Estados Unidos, sendo equivalente ao Dia dos Namorados no Brasil. Mas para pegar uma carona nessa importante data comercial, os tupiniquins aproveitam para comemorar também, e promoções para vender presentes em geral, flores, chocolates, jantares e etc são muito bem-vindas.
19 de fevereiro: Dia do esportista
Data para estimular a prática de esportes por toda a população, e não apenas os profissionais. Os benefícios do esporte para a saúde são inúmeros, e serve para todas as idades. Qualidade de vida e saúde andam junto com atividades físicas, que por sua vez precisam de equipamentos adequados para uma boa prática. É outra data importante para varejistas do esporte.
Março de 2019
05 de março: Carnaval
Caia na folia de preços baixos e comemore fazendo muitas promoções. O Carnaval não tem dia fixo para acontecer, pois ele sempre acontece em uma terça-feira, 47 dias antes da Páscoa. Carnaval é um festival do cristianismo, mas que tem as suas particularidades no Brasil, cercado de elementos circenses, onde acontece muita festa. As lojas aproveitam esse período para promoções em geral.
08 de março: Dia Internacional da Mulher
Data muito importante no calendário, apesar de não ser feriado, movimenta muito a economia. Uma justa homenagem para as mulheres, que adquiriram tantos direitos no decorrer dos anos, e hoje são essenciais para a sociedade. Data especial para compra de presentes para elas.
13 de março: Dia do Consumidor
Não tem um dia específico, pois o Dia do Consumidor é promovido na quarta-feira da semana do dia 15 de março. Essa data tem um apelo comercial muito forte, sendo responsável por fortes ações promocionais na semana toda, para todos os segmentos de lojas virtuais.
26 de março: Dia do Cacau
Principal ingrediente do Chocolate, alimento tão apreciado pelos Brasileiros, o Cacau tem um dia só para ele, no início do outono. Data mais que especial para que chocolates de todos os tipos sejam vendidos em promoção.
Abril de 2019
01 de abril: Dia da Mentira
Data curiosa, é uma espécie de brincadeira para enganar os tolos. As pessoas costumam pregar pequenas mentiras e falsos boatos para comemorar a data. Oportunidade única para montar um case de sucesso para a sua loja virtual. Só não vale fazer falsas promoções e ofertas.
07 de abril: Dia Mundial da Saúde
Outra data de extrema importância, responsável pela conscientização da população em geral a respeito dos cuidados com a saúde. Nessa pegada, diversos nichos como alimentação e esportes, aproveitam a data para alavancar os resultados e promover grandes ações.
11 de abril: Web Fashion Day
Dia totalmente digital, criada para movimentar o e-commerce de moda e beleza. A ideia é que a data seja uma espécie de Black Friday da moda, onde são ofertados grandes descontos nesse segmento. É uma iniciativa relativamente nova, mas que costuma ter bastante ações comerciais no e-commerce.
13 de abril: Dia do Beijo
Data especial para os românticos apaixonados (ou para quem está curtindo a vida adoidado), e também para as famílias e amigos. O beijo é uma grande demonstração de carinho e afeto, que pode ser complementada com presentes, principalmente no segmento de cosméticos.
21 de abril: Páscoa
Data cristã que marca a ressurreição de Jesus Cristo, mas que também é marcada pelo Coelho da Páscoa e seus ovos de chocolate, sendo muito bem aproveitada por empresas que trabalham nesse ramo.
23 de abril: Dia do Livro
Incentivar o hábito da leitura é um ato muito nobre, e merece todo o apoio. Seja criança, jovem ou adulto, ler é muito poderoso, abre a mente e ensina muito. O mercado editorial tem sofrido nos últimos anos, com surgimento de e-books e etc. Essa data deve ser trabalhada para fomentar as vendas de todos os tipos de livros, inclusive os digitais.
29 de abril: Dia do Frete Grátis
Iniciativa 100% online, essa data é marcada por amplas ofertas de frete gratuito em compras online. Como o Brasil é um país continental, e com estrutura logística deficitária, o custo do frete costumeiramente é elevado. Sendo oferecido frete grátis, é um baita incentivo para o consumidor comprar e economizar.
Maio de 2019
01 de maio: Dia do Trabalho
Feriado nacional, marca um dia de descanso para os milhões de trabalhadores que movimentam a economia do Brasil. As lojas aproveitam esse apelo para que os trabalhadores comprem um merecido presente para si próprio, o que costuma elevar o ticket médio das compras.
12 de maio: Dia das Mães
Essa com certeza é a data mais importante do 1º semestre de cada ano. Em 2019 não poderíamos ter uma expectativa diferente. Todos nós temos um carinho e admiração especial pelas mamães, e dar presentes para elas nesse dia é praticamente obrigação. Promoções são extremamente comuns, iniciando com bastante antecipação ao tão esperado dia.
22 de maio: Dia do Abraço
Presentes em diversas culturas, o abraço é um ato que representa carinho, apoio e segurança. É uma data bacana para tocar o emocional do consumidor, e promover diversos tipos de produtos para presentear amigos e familiares.
Junho de 2019
05 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente
Data de conscientização geral, sendo sempre reforçada a importância da preservação da natureza para as nossas vidas. Data interessante para lojas que trabalham com produtos sustentáveis e ecologicamente corretos, com boa possibilidade de incremento nas vendas.
12 de junho: Dia dos Namorados
Outra data muito forte no semestre é o Dia dos Namorados, onde os jovens e adultos presenteiam-se, para celebrar o amor. Além de impulsionar muito a gastronomia, outros bens de consumo são extremamente procurados nessa ocasião.
13 de junho: Dia do Turista
Data perfeita para promover viagens! Quem não gosta de ser turista, passear e conhecer novos lugares? Nessa data você pode encontrar passagens aéreas, hospedagens, pacotes de viagens e muito mais em ofertas imperdíveis. Oportunidade para explorar destinos nacionais e internacionais, e artigos relacionados, como malas e etc.
24 de junho: Dia de São João
Data importantíssima do folclore brasileiro que marca a religiosidade popular, as festas juninas são comemoradas durante todo o mês, no dia de Santo Antônio (13), São Pedro (29) e principalmente no dia de São João (24). Quadrilha, quentão, pinhão e muito mais estimulam os setores alimentícios e de moda.
Com a recuperação gradual da economia, o comércio deve esboçar boa performance, antecipe-se e aproveite ao máximo essas oportunidades!