Muitos empresários tem a pergunta estampada na testa: “Tenho um e-commerce, e agora?”. Sem dúvida, essa frase fez ou faz parte da vida de quem está investindo pela primeira vez nessa “nova” modalidade de negócio.
Não é novidade que o plano de negócio é a base para iniciar qualquer operação seja ela física ou online e com o e-commerce não seria diferente, não é mesmo? Apenas ter dinheiro e vontade não basta!
O bom planejamento e muito esforço serão as chaves para conseguir permanecer nesse mercado tão dinâmico e disputado, o resultado será mera consequência.
Antes da decisão final de ir ou não para o e-commerce, responda às perguntas:
- Em qual segmento vou atuar?
- Quais são os meus principais concorrentes e qual será o meu diferencial?
- Como vou estruturar a minha logística? [Afinal, encantar o cliente na entrega do produto (prazo, embalagem…etc) é um eficiente diferencial]
- Onde estão meus futuros clientes e qual a minha estratégia de fidelização após a primeira experiência de compra?
Esses são apenas alguns pontos muito importantes e que precisam ser pensados. É o seu plano de negócios que vai ser seu guia na jornada pelo fantástico mundo do comércio eletrônico.
Saia da zona de conforto
Ok, já tenho tudo isso definido! Seu plano de negócios é só o começo. É fundamental que o empresário se envolva com seu empreendimento. Faça parte do seu negócio, seja o seu primeiro cliente e seja fiel. Lembre: se você não compra, por que outros deveriam comprar de você?
Conquistar os corações (e cartões) de seus clientes é um processo longo de aprendizado e erro. Não, ninguém nasce grande e ninguém acerta 100% do tempo. E como nenhum negócio é igual ao outro, ser criativo e inovador faz, sim, toda diferença.
O centro, aqui, sempre são pessoas – os seus clientes – e tudo deve se harmonizar para atendê-lo bem. Este é o seu motivo de existir. É também o ponto mais fácil de esquecer, quando estamos no dia-a-dia lidando com pequenos ou grandes problemas de logística, contabilidade, faturamento, pedidos.
A regra é: nunca se sinta confortável. Para obter bons resultados, estude seus concorrentes, ouça os seus clientes e peça feedback aos seus amigos. Escute todos e use sempre o mantra: melhore, melhore e melhore.
Tecnologia mais planejamento
O e-commerce é composto de tecnologia e know-how para gerir o negócio, um depende do outro. Por melhor que seja a tecnologia, se a empresa não tiver uma boa estratégia e usar mal as melhores ferramentas, no final você sempre estará procurando um culpado.
Não é fácil, por isso o planejamento é essencial e fará a diferença entre o sucesso ou o fracasso.
Hoje temos à nossa disposição não só muitas plataformas, mas também ERPs, sistemas de logística, serviços em nuvem para aguentar picos de visitantes. Não faltam ferramentas para usar. Há também os serviços que ajudam a produzir anúncios, automatizam e-mails, criam campanhas de retargeting.
Você está pronto? A tecnologia é um universo que nos cerca, nos absorve, nos faz aprender novas ferramentas – e, mais que isso, modos de funcionar de outro jeito. Usar o e-commerce em seu negócio é mais que um diferencial, uma necessidade. Afinal, o consumidor brasileiro passa mais de quatro horas por dia na internet. E já começa a comprar pelo celular, sempre que o empreendedor lembra de facilitar a sua jornada.