Estratégias de frete, quando bem elaboradas, podem trazer inúmeros benefícios para o seu e-commerce durante o Natal. Alguns exemplos são elevar o ticket médio, estimular compras de última hora e aumentar as vendas como um todo.
Invista em frete expresso
Quem compra presentes de Natal online tem pressa em receber os pedidos. Então, nada de despachar os pedidos via trenó, hein?! Brincadeirinha. Mas cá entre nós: algumas modalidades de envio econômico demoram uma eternidade para chegar, o que pode frustrar sua clientela.
E, sim, o preço baixo atrai consumidores. No entanto, é preciso considerar quem prefere agilidade em vez de economia. Nesse sentido, se você quer vender mais no Natal, inclua opções de frete expresso na sua estratégia.
Faça campanhas de frete grátis
Seja no Natal ou nos outros 364 dias do ano, frete grátis é um gatilho mental poderosíssimo. Porém, oferecer a gratuidade na entrega requer muitos cálculos. Afinal, o vermelho vai bem na roupa do Papai Noel, não no caixa da sua loja virtual.
Para ter sucesso na sua campanha de frete grátis, comece avaliando se o ticket médio do seu e-commerce permite esse benefício. Outra saída é recorrer a plataformas de cotação e geração de etiquetas de envio, já que algumas dessas soluções oferecem preços e condições especiais para lojistas de todos os tamanhos, desde pequenos até grandes players.
Trabalhe com mais de uma transportadora
Vamos repetir essa dica quantas vezes for preciso: em hipótese alguma, trabalhe com apenas uma transportadora. Por melhor que ela seja, imprevistos acontecem e qualquer empresa está suscetível a enfrentar momentos desafiadores.
Portanto, não apoie toda a logística do seu negócio a um único meio de transporte. Pelo contrário, em se tratando de envios, quanto mais opções, melhor. Ao ter acesso aos serviços de mais de uma transportadora, você tem a possibilidade de usar diversos modais e modalidades de frete, podendo até garantir condições mais vantajosas para sua clientela.
Simplifique e agilize o processo de envio
Simplificar e agilizar a expedição dos pedidos também podem ajudar a vender mais neste Natal. Isso acontece porque as pessoas gostam de comprar com vendedores que postam os pedidos rapidamente.
O primeiro passo é simplificar o envio, definindo rotinas de separação e empacotamento mais eficientes. E-commerces que trabalham com produtos frágeis, como porcelanas, devem ter um cuidado ainda maior nessa etapa para evitar problemas com avarias.
Outra forma de agilizar o processo de despacho das encomendas é usar pontos de postagem. Assim, não é preciso se deslocar por diferentes locais para enviar os pacotes. Inclusive, algumas plataformas de intermediação logística oferecem esse tipo de serviço gratuitamente. Legal, né?!
Tenha um planejamento de logística reversa eficiente
26 de dezembro é conhecido como o Dia Mundial da Troca. Logo, é sempre bom se preparar de antemão para eventuais solicitações de trocas ou devoluções.
Ao fazer o seu planejamento de logística reversa para o Natal, procure minimizar ao máximo os custos da operação. Para isso, faça parcerias diretamente com as transportadoras ou integre seu e-commerce a ferramentas que ofereçam fretes reversos com valores mais competitivos.
Ofereça o código de rastreio
Uma das coisas que motivam alguém a comprar em uma loja virtual desconhecida pela primeira vez é a segurança. Portanto, quanto mais credibilidade o seu negócio transmitir, maiores são as chances de conversão. Consequentemente, quando falamos em estratégias de frete, precisamos considerar esses fatores.
Para garantir segurança e credibilidade durante o envio, é fundamental que você trabalhe com transportadoras confiáveis e forneça o código de rastreio. Com isso, seus clientes ficam mais tranquilos, pois sabem que você opera em parceria com empresas de transporte que prestam um bom serviço e que vão conseguir acompanhar todas as etapas da entrega.