Após uma Black Friday sem os resultados esperados, o comércio eletrônico nacional aguardava as comemorações de fim de ano para encerrar 2022. O período, que soma Natal e Ano Novo, rendeu R$ 231 milhões de faturamento aos pequenos e médios e-commerces, que cresceram cerca de 30% com as vendas no período (de 1 a 25 de dezembro). Os dados são da Nuvemshop.
“Apesar do cenário econômico desafiador, os e-commerces aproveitaram para realizar campanhas específicas e alavancarem suas vendas”, afirma Luiz Natal, gerente de Desenvolvimento de Plataforma da Nuvemshop.
Considerando o período de comemorações, ante 2021, o ticket médio teve alta de 8% (R$ 222,70) e chegou a R$ 241,80. O número de pedidos também cresceu 20%, de 800 mil para 957 mil. Além disso, os segmentos de Moda, Saúde & Beleza e Acessórios lideraram as vendas no período, faturando R$ 95 milhões, R$ 19 milhões e R$ 17 milhões, respectivamente.
Brasil de fora a fora
Em nível regional, São Paulo liderou o ranking das empresas que mais faturaram no período, alcançando R$ 117,5 milhões. A lista de destaques conta com boa performance de mais três estados: Minas Gerais (R$ 25 milhões), Rio de Janeiro (R$ 16 milhões) e Ceará (R$ 13 milhões).
Os estados de Goiás e Santa Catarina acresceram o percentual de faturamento em comparação à média nacional, com 82% e 52%, nesta ordem.
Pagamentos no e-commerce
O cartão de crédito continua sendo o meio mais utilizado, com 49% dos pagamentos sendo feitos dessa forma. No entanto, o Pix representou 33% dos pedidos pagos, crescendo 160% frente o fim de ano de 2021.