Em um ano bastante conturbado, em termos de política principalmente, com o aumento do desemprego e o consumidor mais atento e seletivo em suas compras, o Black Friday é uma excelente oportunidade para o e-commerce aproveitar este cenário, seja para o consumidor ou para os lojistas.
O faturamento de um e-commerce depende muito da sazonalidade de algumas datas, como o Dia das Crianças, das Mães, dos Namorados, Natal e Black Friday. Porém, a única que sofre um grande número de acesso em um período muito pequeno de tempo é o Black Friday.
Então, vale ressaltar, que para ser competitivo é necessário ter sucesso nos seguintes pontos:
Performance
Falamos em performance em vários sentidos, e um exemplo é o carregamento da página da sua loja. Segundo estudo realizado pela Amazon, a cada 100 milissegundos que eles diminuem o tempo de carregamento da página, aumenta em 1% o faturamento da loja, o que afeta diretamente o faturamento anual. Portanto, o tempo de carregamento de página impacta diretamente a taxa de conversão da sua loja.
O monitoramento é fundamental, pois atrelado a uma estrutura de cloud (nuvem) vai lhe permitir crescer e diminuir sua estrutura conforme a demanda e de forma rápida, o que é fundamental neste período, afinal, no último Black Friday muitos consumidores se frustraram por não conseguirem finalizar suas compras pelo simples motivo do site ficar fora do ar devido ao grande número de acesso ou requisições.
Inovação
Tudo o que foi falado sobre performance está totalmente ligado à inovação. Para ter uma loja atrativa e diferenciada nesse período, a empresa precisa realizar alterações frequentes, colocar produtos em destaque, inserir banners chamativos, entregar praticamente uma experiência de navegação diferente/customizada para cada tipo de consumidor/IP que entrar em sua loj,a o que pode ser um risco perante a estabilidade. A inovação costuma ser inimiga da estabilidade, mas extremamente necessária para se destacar dos concorrentes.
Essa é a melhor forma de estar preparado para uma data tão atrativa, mas ao mesmo tempo tão complexa, devemos pensar que se surgir um problema neste período, ele será em escala, portanto a resolução também deverá ser.
Marketing e vendas
As empresas de e-commerce, durante o Black Friday, costumam ter um aumento expressivo de vendas, pedidos, conversão, visitas e cadastro de clientes. Porém, existe o desafio de aumentar o ticket médio – que vem diminuindo pela grande oferta da concorrência neste dia. É necessário realmente ter ofertas que fujam do tão comentado “Black Fraude”, quando a loja aumenta os preços na véspera para depois diminuí-lo, fazendo com o cliente perder a confiança na loja. Para evitar esse erro, é fundamental ter ofertas reais.
Fazer um trabalho de análise comportamental do consumidor que já comprou na sua loja no Black Friday passado é interessante para proporcionar uma oferta diferenciada nesse dia. Pode ser que esse consumidor seja realmente fiel ou que tenha visitado seu site apenas por preço, e essa é uma forma bastante rica de gerar um resultado melhor para loja a cada ano e uma experiência melhor para o cliente.
Como dica final, afirmo que o e-commerce precisa preparar o terreno para o Black Friday: crie um clima de suspense com seu público, utilize a comunicação com conteúdo de qualidade e estratégico e abuse das redes sociais. Elas são de grande importância nesta hora.