De acordo com um levantamento da Nuvemshop, as pequenas e médias empresas do comércio eletrônico faturaram R$ 2,7 milhões entre 1º de janeiro e 25 de fevereiro de 2025. Esse valor representa um crescimento de 32% em relação ao mesmo período do ano anterior, com mais de 81 mil produtos vendidos, um aumento de 10%.
Produtos mais vendidos no período
Entre os itens mais procurados pelos foliões, acessórios como brincos, bandanas e tiaras tiveram grande destaque. Somente as vendas de produtos cadastrados como “fantasia” geraram um faturamento superior a R$ 700 mil, um aumento de 29% em relação ao ano passado.
Outros adereços típicos, como glitter, lantejoulas e abadás, também tiveram alta expressiva, sendo que este último registrou um crescimento de 3000% na quantidade de unidades vendidas.
Carnaval como data estratégica para o varejo online
O impacto da data no comércio eletrônico tem sido cada vez mais evidente. Segundo Carolina Lago, gerente de Marca e Comunicação da Nuvemshop, 14% dos empreendedores já consideram o Carnaval a data comemorativa mais importante do ano.
“O Carnaval está profundamente ligado à identidade do brasileiro, e isso reflete no mercado. A demanda por adereços específicos só cresce, tornando-se uma grande oportunidade para os lojistas online“, destaca Lago. Para ela, o segmento de produtos carnavalescos ainda tem muito potencial a ser explorado.
Tendências de consumo e comportamento do consumidor
A forma como os consumidores escolhem seus produtos também vem mudando. Letícia Vaz, fundadora da LV Store e head de Inovação em Moda da Nuvemshop, explica que as gerações Z e Alfa são mais pragmáticas e avaliam cuidadosamente o custo-benefício das peças.
“A moda precisa olhar para esse comportamento de forma estratégica. Por isso, apostamos em uma coleção de tops para o Carnaval, peças simples e acessíveis, que podem ser aproveitadas depois da festa. O resultado foi um sucesso, com um crescimento de 15% nos pedidos na LV Store”, relata Vaz.