Dia dos Pais: Desejo é ganhar eletrônicos, mas filhos pretendem dar roupas

Pesquisa do Google aponta as diferenças entre as expectativas dos pais e as pretensões de compras de filhos e companheiros para o Dia dos Pais. Enquanto a maioria dos pais (52%) gostaria de ganhar produtos eletrônicos (celulares, TV, notebooks e caixas de som), apenas 22% devem receber.

Além dos eletrônicos, os itens mais desejados segundo o estudo são:

  • Moda (22%);
  • Eletrodomésticos ou eletroportáteis (17%);
  • Bebidas, cestas ou experiências (14%);
  • Itens para casa (14%);
  • Produtos de beleza e perfumaria (13%).

As categorias tradicionais estarão mais em destaque na data, a exemplo de Moda (43%) e Beleza e Perfumaria (27%). Na sequência, o estudo coloca Bebidas, Cestas ou Experiências (15%), Eletrodomésticos ou Eletroportáteis (10%) e Itens para Casa (7%).

Dificuldade na escolha dos presentes
Esse contraste pode ser explicado por outro dado da pesquisa, que demonstra as dificuldades que os compradores têm na hora de escolher presentes para o Dia dos Pais:

  • 26% – Saber o que a pessoa gostaria de ganhar;
  • 21% – Encontrar algo no valor que estou disposto a gastar;
  • 19% – Inovar e escolher presentes diferentes a cada ano;
  • 17% – Pensar em presentes criativos;
  • 12% – Saber como escolher os detalhes.

Como reflexo dos desafios de se presentear na data comemorativa, 28% vão pedir ajuda de outra pessoa para escolher e comprar o presente de Dia dos Pais.

“A partir desta nova pesquisa, é possível perceber que conectar os desejos dos pais com os compradores pode ser uma oportunidade para ampliar e inovar nas categorias compradas na data e ainda diminuir a dificuldade na escolha do presente. É uma relação vantajosa para todos os envolvidos e que pode, inclusive, facilitar as escolhas dos presentes nas próximas datas” diz Antonella Weyler, especialista de insights para o segmento de Varejo do Google Brasil.

Compradores recorrem ao omnichannel
De acordo com a pesquisa, 40% dos compradores recorrerão às lojas físicas para encontrar o presente perfeito para a data. Neste caso, há uma elevação de 8 pontos percentuais em comparação ao ano passado.

Além do presencial, se destacam os sites (22%) e apps (21%) das lojas, seguidos por redes sociais (13%), apps de entrega ou delivery (12%) e apps de mensagens ou telefone (11%).

Entre os dados, descobriu-se que as lojas físicas funcionam (também) para o processo de busca por informações, como ideias, preços, descrições e avaliações para 29% dos entrevistados. Porém, as plataformas digitais são as mais relevantes nesse momento. Isso porque 30% dos compradores irão procurar no Google, 23% em sites ou apps de lojas, 18% em redes sociais e 13% por vídeos no YouTube.

Critérios relevantes para as compras no Dia dos Pais
Na hora de escolher a loja para comprar o presente, os critérios mais importantes, segundo a pesquisa, serão:

  • 34% – Preços/descontos/cupons/promoções;
  • 30% – Bom atendimento;
  • 22% – Custo da entrega/Frete grátis;
  • 19% – Variedade/qualidade dos produtos;
  • 19% – Tempo de entrega/Entrega rápida;
  • 13% – Condições de troca/adiamento/cancelamento.

O levantamento foi baseado em entrevista com 1.000 brasileiros com acesso à internet e que pretendem comprar ou já compraram presentes de Dia do Pais neste ano. As sondagens foram feitas de 26 a 28 de junho.

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