Vender na internet é uma ótima forma de empreender, mas a plataforma que você escolhe para servir de ponte entre o consumidor e você precisa ser escolhida com muito cuidado. Ela é um fator determinante para alcançar o público que você deseja e elevar o seu faturamento.
Na sequência, vamos analisar duas das principais ferramentas usadas pelos empreendedores para vender produtos: as lojas virtuais (e-commerce) e os marketplaces, e avaliar os prós e contras de vender em cada um deles.
Marketplaces
Os marketplaces são estruturas preparadas para vender produtos de diversas lojas em um mesmo lugar, o que cria uma conveniência para o consumidor.
Se você consegue alocar os seus produtos em um marketplace conhecido e que investe em divulgação, que é o custo mais alto de um negócio, também gera credibilidade para sua própria marca e pode ser mais facilmente encontrado pelos clientes do que seria nas redes sociais.
Porém, os marketplaces costumam cobrar uma taxa sobre o produto vendido, o que diminui o seu lucro. Além disso, o marketplace não é um ambiente da sua empresa, então você não pode controla-la totalmente.
Com isso, o ideal seria usar essa plataforma como mais um canal de vendas, mas não o único.
Loja virtual (E-commerce)
Ter seu próprio e-commerce significa fazer um investimento em uma plataforma, e isso, muitas vezes, afasta os empreendedores. No entanto, em todas as outras ferramentas também é preciso investir; a diferença aqui é que você pode apostar em uma estrutura sua!
Ao contrário das redes sociais ou marketplaces em que a ferramenta é de quem a criou, no e-commerce você pode mudar o layout, acrescentar o conteúdo que quiser e deixar tudo do seu jeito.
Mas, o mais importante é que a loja virtual é o ambiente mais rentável para se fazer uma venda. Além de você não pagar taxas sobre transações, cria um relacionamento direto com o seu cliente, o que não ocorre nos Marketplaces.
Para começar, você pode organizar seus produtos e acrescentar todas as fotos e informações que quiser, assim como tem dados de contato e conteúdo institucional sobre sua marca no mesmo lugar. Só isso já contribui para que o consumidor passe a se sentir mais seguro, porque, se precisar de ajuda, sabe que tem mais de um canal onde encontrá-la.
Como é uma ferramenta que foi desenvolvida especificamente para vender os seus produtos, e a única que está totalmente sob o seu controle, a loja virtual pode ser considerada a melhor plataforma para profissionalizar e centralizar a sua operação.
Você pode continuar usando as redes sociais para divulgar sua marca e criar um relacionamento com o consumidor que o leve a fechar a compra na loja virtual, e manter a operação no marketplace como um canal adicional.
É importante estar em todos os canais: redes sociais, marketplace e, principalmente, ter uma loja virtual que é a garantia de um ambiente seguro, que transmite credibilidade para alavancar suas vendas e impulsionar o crescimento da sua empresa!