O e-commerce tem um universo muito particular de termos, e acaba agrupando palavras e expressões do mundo dos negócios, mas com uma influência grande do marketing digital, que em sua maioria, são termos em inglês. Mas, falando efetivamente de marketplaces, modelo de negócio que apresenta o maior crescimento dentro do segmento, existem outros tantos termos que costumam integrar parte da rotina dos profissionais.
Para facilitar esse aprendizado, preparamos uma lista com algumas das expressões mais utilizadas e que precisam fazer parte do vocabulário de gestores que desejam ter suas lojas e empresas vendendo nos principais players do mercado.
Marketplace: é um local físico ou virtual onde se faz comércio de bens e serviços. No digital, pode ser compreendido como um modelo de negócio onde marcas com alto tráfego como Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, 3 marketplaces distintos de uma mesma empresa (Via Varejo), disponibilizam espaço para diferentes perfis de lojistas anunciarem seus produtos dentro dos seus sites. Neste modelo de negócios, a marca se responsabiliza pela geração de tráfego e aprovação dos pedidos, os sellers (vendedores parceiros), por sua vez, se responsabilizam pela emissão da nota fiscal e entrega do produto para o cliente final, bem como por atualizar o marketplace sobre o andamento dos pedidos. Não existe custo de integração, as lojas que vendem nesse modelo pagam apenas uma comissão por venda realizada – essa comissão pode variar para cada categoria. Com uma estratégia de preço, frete e boa avaliação do cliente existe a possibilidade de conseguir ainda mais destaque.
Sellers: são os vendedores que expõem seus produtos dentro de um marketplace. Essa é a nomenclatura oficial e que é utilizada por alguns dos principais players do mercado.
Buybox: espaço onde é dado maior destaque às lojas que vendem nesse modelo de negócio. Nele é apresentado o sellers que, dentro dos critérios estabelecidos pelo marketplace, se destaca dos demais – o que aumenta as chances de conversão. É aplicável apenas para modelos que agrupam anúncios em uma mesma página, como os da Via Varejo e Carrefour, por exemplo. Em marketplaces de múltiplos anúncios, como Magazine Luiza, não há buybox.
Match: processo automático para verificar a compatibilidade entre o cadastro do item enviado pelo seller e base já existente do marketplace, com a finalidade de agrupar anúncios iguais na mesma página de produto. No caso da integração do marketplace, o uso do termo é bem comum e sugere que há um “encontro” de informações cadastrais e aplicadas pelo sistema, nesse caso o cruzamento de informações do lojista com o padrão de informações do marketplace. O match só existe para marketplaces que consolidam diversas ofertas em uma mesma página de produto.
SKU: abreviação para Stock Keeping Unit. Trata-se de um código que apresenta, de forma individual, cada um dos produtos que a loja possui em estoque. Esse termo costuma ser muito utilizado na hora de subir produtos para o marketplace.
Precificação automática: é uma forma de executar uma estratégia de preço de maneira automatizada, ou seja, que se altera com base no comportamento de outros sellers. O Sondify é uma ferramenta de precificação automática para os maiores marketplaces do mercado.
Esses são alguns dos termos mais comuns para quem está ou deseja estar em um marketplace. Você tem alguma dúvida sobre esse mercado? Deixe nos comentários e vamos te ajudar a se sentir mais à vontade para entrar e potencializar suas vendas com esse modelo de negócio.