Daqui até o final de novembro o assunto é Black Friday. Pensando nisso, a GhFly, em parceria com o E-Commerce Brasil, realizou uma pesquisa focada nas perspectivas dos lojistas para a Black Friday de 2021.
44% dos entrevistados na pesquisa afirmaram que planejam melhorar seus resultados com relação à edição de 2021. Dessa forma, vão manter as ações já realizadas e adicionar algumas novas ao planejamento.
38% pretendem inovar na Black Friday de 2021: realizarão um novo planejamento repleto de ações ainda não praticadas pela empresa.
18% pretendem manter o planejamento aplicado às últimas edições da Black Friday.
Além disso, 42% dos lojistas afirmaram que os esforços focados no marketing serão altos na edição deste ano. Para 18% serão muito altos. 15% assinalaram a opção de neutro.
Por fim, 18% afirmaram que os esforços de marketing serão baixos e 7% muito baixos.
Preparo para a Black Friday
Para se preparar para a Black Friday é preciso análise de dados e estudar o tema. 49% dos respondentes afirmaram que se preparam para a data consumindo conteúdos ricos produzidos por autoridades no assunto.
Por outro lado, 24% afirmaram que fazem benchmark com outras empresas. Além disso, 16% contratam empresas especializadas em marketing de performance para elaborar suas estratégias.
11% também contratam uma consultoria, mas para apoiar o time interno de marketing.
Para o consumo de conteúdos ricos no assunto, na faixa dos 58% os respondentes assinalaram duas alternativas: leitura de artigos e uso das redes sociais.
Podendo responder mais de uma alternativa, 47% assistem a webinars sobre o assunto e 38% vídeos.
Outras respostas:
- 31% ebooks;
- 27% eventos;
- 27% infográficos;
- 20% podcasts.
Metas
Apenas 33% dos respondentes afirmaram terem conseguido alcançar as metas estabelecidas para a Black Friday de 2021.
Com relação a edição deste ano, 38% afirmaram que as expectativas para alcançar as metas estabelecidas são altas e 22% responderam muito altas.
24% responderam que as expectativas para as metas deste ano estão neutras. Por outro lado, 11% disseram que as expectativas são altas e 4% disseram que são muito baixas.