A realidade já é móvel, impossível não falarmos no universo do e-commerce sem considerarmos os dispositivos móveis, que levaram a Internet a todo lugar. Desta forma, mais do que discutir a necessidade de evolução e adaptação do e-commerce, que já é atestada e indiscutível, é preciso falar sobre estratégias que otimizem-no no meio móvel, captando, satisfazendo e fidelizando o consumidor.
Visando isto, vários grandes e-commerces já apostam em aplicativos móveis, mas o investimento é alto. Para os pequenos negócios, a solução é, portanto, investir em um layout responsivo, com design moderno e intuitivo, checkout ágil e eficiente. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados e evitar aderir ao m-commerce como um simples “anexo” à plataforma principal (e-commerce via desktop). É preciso tomar uma série de atitudes exclusivas, lidar com o comércio nas plataformas móveis com estratégias diferentes e específicas, como a criação de publicidade direcionada.
Apesar disso, é ideal integrar as ações do m-commerce e do e-commerce, de forma que o público não dissocie os dois ambientes, mas enxerguem-nos, de certa forma, equivalentes e complementares. Uma das formas de começar a fazer isso é promover a versão móvel da loja nas redes sociais e via e-mail marketing. Dessa forma, a informação chega para um público que já tem afinidade com o tema.
Explore o m-commerce também de forma mais sensorial e palpável. Um exemplo: seu site adaptado para plataformas móveis finalmente ficou pronto? Personalize a embalagem de seus produtos e ofereça uma promoção de lançamento especialmente para clientes que já realizaram compras na sua loja e para os quais você enviará seus produtos.
Como? Aposte no QR Code! Imprima o QRC em uma leva de embalagens. Assim, com seu smartphone, o consumidor poderá escaneá-lo e será direcionado para uma landing page exclusiva, que apresenta a nova loja versão móvel e garante a ele descontos em uma gama de produtos específicos para compras realizadas exclusivamente neste ambiente.
Ao empreendedor virtual, ficam as ideias para reflexão. Pense nessas estratégias, reflita de acordo com seu negócio e o perfil de seu público e adapte-as para colher os melhores resultados.