Já virou tradição. Todo fim de ano, o Mercado Livre anuncia um reajuste nas tarifas de frete cobrada dos vendedores do marketplace em itens com valor acima de R$ 79. Os reajustes costumam calibrar as tarifas para mais ou para menos, de acordo com a estratégia para o ano seguinte desenhado pela companhia.
Dessa vez, os reajustes foram majoritariamente para cima, com exceção dos custos de coleta para envio de itens para os armazéns do Mercado Livre (o famoso “full”), que agora vão contar com redução de custos à medida que se aumenta o volume de itens enviados. Todos os demais anúncios foram de incrementos de tarifas.
Impacto das novas tarifas no Mercado Livre
O destaque vai para a taxa fixa de R$ 6, que agora será escalonada e irá variar de acordo com o valor de venda do item, complicando os cálculos dos vendedores.
A categoria de Livros, na qual não existia a cobrança dessa tarifa, também passa a contar com a mesma dinâmica, com valores um pouco inferiores aos das demais categorias.
Os custos de retirada de estoque dos armazéns do Mercado Livre sofreram reajuste de 3% a 10%, enquanto os custos de frete grátis em pedidos acima de R$ 79 contaram com um reajuste médio de 3,7%.
No embalo do anúncio do Mercado Livre, o Magazine Luiza também anunciou reajustes em suas tarifas de frete grátis cobradas dos vendedores do seu marketplace. O reajuste no Magazine Luiza estará vigente a partir de 01/02/2025.
Reajustes no Magazine Luiza e comparação com concorrentes
O Magalu não divulgou um reajuste médio, mas, na primeira faixa, para itens de até 500 gramas, a tarifa de frete cobrado do vendedor passou de R$ 14,95 para R$ 17,95 – um reajuste de 20%.
Embora as tarifas de frete do Magazine Luiza sejam menores que as do Mercado Livre, a comissão cobrada pelo canal é significativamente maior que a do concorrente, o que torna o custo total de tarifas sobre a venda maior.
A logística do Magazine Luiza começa a ficar mais vantajosa em itens a partir de 9ng, nos quais é registrada uma diferença de mais de 20% no valor cobrado perante o principal concorrente digital. Com isso, em tickets menores, o canal tende a ser mais rentável.
Também é interessante observar que, entre os quatro grandes marketplaces, apenas o Magazine Luiza tem uma estratégia de frete grátis similar à do Mercado Livre.