O Índice FIPE/Buscapé teve queda mensal de -0,38% em fevereiro/16, após cinco sucessivos meses de elevação. Esta variação compensou parte do expressivo aumento de 2,85% de janeiro/16, mas não foi tão expressiva quanto a queda de -1,91% de fevereiro/15, implicando em elevação da variação acumulada nos últimos 12 meses, que reflete a elevação geral dos preços e a desvalorização do real. A série de 61 meses – mais de cinco anos – é caracterizada pela queda de preços em 44 meses, ou 72% do período, conforme ilustra a figura 1. As variações de preços predominantemente negativas expressam o dinamismo e competitividade do setor de e-commerce, e a natureza dos produtos que são mais frequentemente comprados no mesmo.
Figura 1 – Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%)
Dos dez grupos de produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé, sete apresentaram queda de preço no mês de fevereiro/16, conforme a figura 2: Brinquedos e Games (-2,20%), Eletrônicos (-1,66%), Moda e Acessórios (-0,93%), Esportes e Lazer (-0,81%), Telefonia (-0,69%), Cosméticos e Perfumaria (-0,64%) e Eletrodoméstico (-0,31%). Das 159 categorias pesquisadas, 71, ou 45%, tiveram queda média de preço de -1,36%, com destaque para: “MP3/MP4 player” (-5,24%), “ventilador/circulador” (-4,84%), “mala” (-4,62%), “patins” (-4,30%), “bonecas” (-3,77%), “climatizador” (-3,14%) e “home theater” (-2,67%). Três dos dez grupos tiveram aumento de preço: Casa e Decoração (1,56%), Fotografia (0,84%) e Informática (0,58%). Das 159 categorias de produtos pesquisadas no mês de fevereiro, 88, ou 55%, tiveram aumento médio de preço de 1,15%, com destaque para: “cozinha completa” (5,66%), “kit de som/alto falante” (3,99%), “sofá estofado” (3,44%), “impressora” (2,95%), “forno elétrico” (2,72%), “aspirador de pó” (2,64%) e “secadora de roupa” (2,57%).
Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Fev16/Jan16)