O e-commerce brasileiro movimentou 35,8 bilhões de reais no último ano e o crescimento esperado é de 20% em 2015, mas por trás destes números otimistas, há um cenário de alta competitividade: o mercado brasileiro possui 450 mil e-commerces ativos e cerca de 60% de todo o faturamento é detido apenas pelas 10 maiores lojas online do país.
Aos pequenos e médios empreendedores que buscam sua parcela neste faturamento bilionário, é necessário criar estratégias para vencer a intensa concorrência e concentração do faturamento em grandes varejistas. A estratégia mais comum é focar em determinado nicho de produtos e clientes, reduzindo o número de concorrentes diretos, mas ainda não eliminando o cenário de alta competitividade.
Alterar os preços torna-se então a estratégia para conquistar novos clientes, porém realizar tal ação sem um acompanhamento pode ser um tiro às cegas e o início de uma operação sem lucro ao lojista. Mas a mesma tecnologia que torna possível as vendas online para todo país, também permite a criação de ferramentas de monitoramento de preços e concorrência online.
Tais ferramentas monitoram e armazenam informações sobre preços e disponibilidade dos produtos vendidos em sua loja online e em lojas concorrentes, enviam alertas, exibem o histórico de preços em formato gráfico, permitem a exportação dos dados e ainda emitem relatórios agendados.
Com base nestes dados o lojista acompanhe o mercado em tempo real, toma decisões e define estratégias para conquistar novos clientes e aumentar suas vendas. O Sonde, disponível em www.sonde.com.br, funciona totalmente online e é pioneiro em permitir ao lojista acessar a plataforma do computador, tablet ou smartphone, além de permitir a criação de grupos gerenciais e regras de precificação inteligente.