Até 2021, o impacto da internet nas vendas, tanto as do e-commerce quanto as offline, vai crescer 70%, segundo pesquisa da Forrester Research encomendada pelo Google.
Também segundo o mesmo estudo, o Google já havia projetado um aumento médio de 12,4% nas vendas do e-commerce – o levantamento indica que, em 2021, o varejo virtual terá dobrado de tamanho e abocanhado até 9,5% do mercado.
Daqui a cinco anos, 21,7% do varejo (considerando os setores de bebidas e alimentação) será influenciado positivamente pelo meio online, o que corresponde a R$ 403 bilhões. Se excluídos os segmentos, a participação salta para 41,7% (R$ 365 bilhões).
As lojas físicas serão as mais beneficiadas, de acordo com o estudo. Mais de 32% das vendas do varejo tradicional terá participação da internet em algum momento da jornada do consumidor.
Ao todo, a projeção para 2021 é de que o varejo venda R$ 1,85 trilhão, sendo R$ 403 bilhões provenientes do tráfego online. A maior parte será de livros e eletrônicos, seguidos por artigos e roupas esportivas.
Mesmo assim, o maior impacto da web ocorrerá no comércio de smartphones – o qual, em cinco anos, terá quase metade da receita offline influenciada pela internet e pelo e-commerce.